27/03/2009

Ideias - Um Aquário para Peniche

Uma das ideias que tenho para Peniche de Cima, é a construção de um Aquário para mostrar a riqueza da nossa costa, a fauna e a flora marinha, a representação dos fundos, mostrando os peixes e mariscos, tradicionais habitantes da nossa baía e costa em geral.
Acresce que se estão a formar Biólogos na nossa Universidade e que devíamos aproveitar esse facto para um intercâmbio entre esta e a sociedade. Seria um local de estudo e trabalho, além de que daria um forte contributo em termos turísticos a esta terra.
Poder-se-ia aproveitar essas instalações para outras valências como Museu específico de Artes de Pescas ou eventualmente como uma extensão da parte laboratorial de Biologia da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.
As instalações dos armazéns da antiga fábrica de conservas, junto ao antigo estaleiro de Peniche de Cima poderiam ser aproveitadas, já que uma instalação destas teria sempre de ficar perto do mar.
Esta será por ventura uma ideia utópica (mais uma), há muito que tinha esta ideia, mas quando vi o site da Estação da Aguda, verifiquei que era aquilo que nós precisávamos.
Em tempo de mudanças e de afirmações, esta terra tem de diversificar as suas apostas, mesmo sendo todas relacionadas com o turismo.

12 comentários:

Unknown disse...

Mais uma ideia com a qual concordo inteiramente. Basta ver o sucesso que o fluviário de Mora tem tido para perceber que um aquário em Peniche faz todo o sentido, constituindo um pretexto turístico mas com contornos didácticos.

O´Neves disse...

uma muito boa ideia...aqui em Galway temos um bom exemplo...segue o link : http://www.nationalaquarium.ie/
abraços desde Galway(de Cima) !

FGV disse...

Olá já segui o link que enviaste e é precisamente uma coisa dessas que eu gostaria de ver em Peniche de Cima.

Abraço desde Peniche de Cima

Anónimo disse...

Olá chico

Não há duvida que aquele aquario que em cima descrevem e que eu conheço é mesmo bonito.
Mas o local onde tu dás a ideia é propriedade privada.
A não ser que doassem o espaço á Camara para esse fim.
Valia a pena pois creio que o proprietário tambem é de Peniche de Cima

Albino disse...

E porque nao? mais uma ideia fantastica que sem duvida valeria a pena e se alguem por ai com o mesmo entusiasmo e amor pela nossa terra devia apoiar..
obrigado Chico pela tua dedicacao
Abraco

Bento Gonçalves disse...

grande ideia !!

FGV disse...

Desconhecia a propriedade desses espaços, mas não seria a primeira vez que, desde que existisse interesse para a terra, fosse constituída uma parceria publica - privada.
Talvez que até, os proprietários vissem com bons olhos, a existência de um património dessa natureza.
São só ideias.

Sandra Rodrigues disse...

É uma excelente ideia para o nosso turismo e tal como diz a Andeia, mesmo a nivel didáctico seria uma mais valia para a nossa cidade!!

Anónimo disse...

Grande ideia!

Luis Santana disse...

Excelente ideia! Seria uma mais valia para Peniche de Cima. Um abraco

Albino disse...

Claro que a area indicada na foto com a aproximacao do mar seria um risco?...como e a situacao do mar durante as mares vivas?..apenas me lembrei disto e como nao estou ai nao vejo de perto a evolucao do
mar..
Abraco

Albino disse...

Claro que a area indicada na foto com a aproximacao do mar seria um risco?...como e a situacao do mar durante as mares vivas?..apenas me lembrei disto e como nao estou ai nao vejo de perto a evolucao do
mar..
Abraco